Entre os dias 16 e 18 de maio, mês em que tradicionalmente, ocorrem as atividades comemorativas da profissão de assistente social, o Conselho Regional de Serviço Social 7ª Região (CRESS/RJ) promove o IV Congresso Estadual de Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro (CEAS), cujo tema central é "O Conjunto CFESS-CRESS em Defesa da Profissão e da Seguridade Social em tempos de retrocessos e desmontes".
Esta etapa estadual acontece por via remota, em virtude da pandemia da covid-19, e antecede o XVII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), previsto para ocorrer no mês de outubro, também no formato online.
Neste ano, o CEAS será realizado em conjunto com o Seminário Regional de Seguridade Social, que precederá o VI Seminário Nacional de Seguridade Social do Conjunto CFESS-CRESS, da mesma forma previsto para ocorrer em 2022. As inscrições para as atividades promovidas pelo regional do Rio de Janeiro são gratuitas e podem ser realizadas
clicando aqui.
A mesa do dia 17/05 será restrita às pessoas inscritas, entretanto, as lives de abertura e encerramento, agendadas, respectivamente, para os dias 16 e 18/05 serão transmitidas ao vivo pelo canal do CRESS/RJ no Youtube.
Além das atividades que integram o Congresso e o Seminário, seis (6) oficinas gratuitas acontecem durante o Mês das Assistentes Sociais, com temas que remetem tanto aos espaços sócio-ocupacionais como questões que perpassam o exercício profissional.
É sempre importante ressaltar que, mesmo com as atividades de atendimento presencial suspensas ou sujeitas a agendamento prévio, o CRESS Rio de Janeiro está ON desde o início da pandemia! Não deixem também de acessar os nossos canais de contato e atendimento nos Serviços Online do nosso site institucional; nossas redes sociais; PodCRESS; Práxis; ViaCRESS e participar das Comissões Temáticas, entre outras; NUCRESS e diversos eventos. Fiquem por dentro de tudo o que acontece e sejam CRESS/RJ juntas/os/es conosco!
Fique atenta(o) às datas importantes, em especial à data limite de submissão de trabalhos
Data limite para o envio de trabalhos para apresentação nos eixos temáticos.
Divulgação dos trabalhos aceitos para apresentação e publicação.
EIXOS TEMÁTICOS
São cinco eixos temáticos para a proposição de discussões acerca de temas diversos relevantes para o serviço social.
MESA REDONDA
Especialistas discutem temas relevantes e atuais dentro do contexto de serviço social.
LIVES PÚBLICAS
Propostas pela comunidade do CRESS-RJ tem como missão promover um fórum de discussão e de debates.
OFICINAS
Laboratórios e espaços para vivências mais práticas acerca de temas relavantes para a seguridade social.
Tanto a inscrição como a submissão de trabalhos deve ser feita pela plataforma de gestão de informação do evento
clicando aqui. A participação no Mês de Maio 2022 é completamente gratuita, por isso não fique de fora.
.
Os espaços para apresentação de trabalhos ocorrem entre os dias 17 e 18 de maio, em cinco Eixos Temáticos que ocorrem em dois turnos (manhã e tarde), conforme descrito abaixo:
Programação: – 4 salas (17 e 18/05 pela manhã e à tarde)
Programação: – 2 salas (17/05 pela manhã e 18/05 à tarde)
Programação: – 2 salas (17/05 à tarde e 18/05 pela manhã)
Programação: – 4 salas (17 e 18/05 pela manhã e à tarde)
Programação: – 4 salas (17 e 18/05 pela manhã e à tarde)
A submissão de trabalhos e demais insumos passíveis de avaliação pelo comitê científico
é feita integralmente pela Plataforma SISGEENCO clicando aqui.
Mas antes de inscrever seu trabalho você precisa conhecer as normas e
regras de formatação exigidas pelo comitê organizador do evento, veja a seguir.
A comissão científica de cada um do cinco eixos temáticos selecionará os trabalhos com base na sua adequação formal,
originalidade, relevância e contribuição científica e acadêmica para a ÁREA.
Os trabalhos só poderão ser encaminhados por meio do sistema de submissão clicando aqui.
A avaliação é cega, por isso, o envio dos artigos deve seguir o modelo divulgado e não poderá ter qualquer identificação do/s autor/es (as).
A identificação será feita em campos próprios no sistema online de submissão. No sistema, cada submissão terá de informar um RESUMO de, no máximo, 1.000 caracteres (aproximadamente 150 palavras),
que será utilizado para os ANAIS.
O envio dos trabalhos deve ser em formato PDF.
O arquivo contendo o resumo expandido do trabalho, que deve ter entre 3 e 5 laudas (incluindo ilustrações, gráficos, tabelas – se houver - e referências), papel A4 com letra Arial 11, margens superior e esquerda 3, inferior e direita 2, espaço 1,5 entrelinhas e justificado;
Para citações longas espaço simples, fonte Arial 9, a 4 centímetros da margem esquerda.
A primeira página do texto, deverá incluir de forma centralizada, o título do trabalho em letra maiúscula e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, em letra minúscula, sem negrito.
Indicação de três a cinco palavras-chave, logo abaixo do título. Máximo de 5 autoras/es por texto. Cada autora/o poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos, podendo ser individual e/ou coletivo.
Para facilitar, a comissão organizadora disponibilizou um arquivo template, clique aqui para baixar.
Para mais detalhes visite a sessão Eixos Temáticos para conhecer um pouco mais dos conteúdos que serão abordados dentro de cada EIXO.
A comissão organizadora do evento disponibilizou um arquivo TEMPLATE com o objetivo de facilitar e padronizar a confecção do trabalho. Clique aqui para baixar este arquivo para o seu computador local.
1 – Apresentação oral e publicação nos ANAIS
2 – Se o trabalho foi aceito automaticamente será necessária uma apresentação oral.
Todos os trabalhos aceitos serão inclusos nos ANAIS do Congresso.
**Todos os trabalhos serão conferidos quanto a estas regras antes de enviá-los para avaliação.
16/05 - Live de Abertura: O Conjunto CFESS-CRESS em defesa da profissão e da Seguridade Social em tempos de retrocessos e desmontes – Convidadas: Elaine Rossetti Behring e Francineide Silva Sales.
Ementa: A contrarreforma no Brasil sob a ótica das políticas sociais e a desproteção social. Orçamento público e o mito do déficit da Previdência Social. Brasil atual e a insegurança alimentar: de volta ao mapa da fome. Os pressupostos da Carta de Maceió na reafirmação da Seguridade Social com cobertura universal.
17/05 – A política habitacional e o direito à cidade: uma análise interseccional (mesa apenas para inscritas/os no Congresso/Seminário) – Convidadas: Isabel Cristina da Costa Cardoso e Tainá de Paula Alvarenga.
Ementa: Debate conceitual sobre Habitação e Direito à Cidade. A política urbana brasileira. Concentração de propriedade e desigualdade social. A luta por moradia popular e os Movimentos Sociais. O trabalho das Assistentes Sociais na política habitacional.
18/05 - Live de encerramento: Espaços de controle social da Seguridade Social: impasses e resistências do exercício profissional – Convidadas(os): Alessandra Celita Couto, Simone Lessa, Eliana Feres e Leandro Rocha.
Ementa: Os espaços de participação e controle social da Seguridade Social (Conselhos, Fóruns e Sindicatos). A relevância e os desafios da participação popular nos espaços deliberativos (Conselhos e Conferências). A necessidade e a importância da ocupação dos Fóruns de Trabalhadores. Impasses e resistências da atuação profissional em contexto de retrocessos e desmontes de direitos nos espaços em questão.
O2/05 – Serviço Social e Saúde Mental: desafios contemporâneos – Convidadas: Rita Cavalcante e Lyvia Seabra.
Ementa: A nova política nacional sobre drogas. As artimanhas das internações involuntária e compulsória. O desfinanciamento da política de redução de danos e de práticas de cuidado no território em contraposição ao investimento público nas Comunidades Terapêuticas. A relevância do Serviço Social na Saúde Mental. Desafios atuais do exercício profissional em prol da Reforma Psiquiátrica.
09/05 - Serviço Social e a diversidade humana: a defesa dos princípios fundamentais no cotidiano – Convidada: Silvana Mara de Morais dos Santos
Ementa: Apresentar a concepção de diversidade humana na perspectiva da totalidade; trazer elementos sobre o avanço do conservadorismo no Brasil e retrocessos no que tange ao respeito à diversidade humana; trazer o debate sobre Serviço Social, seu Projeto Ético-Político e a relação de seus princípios éticos em relação com o debate sobre a diversidade humana.
20/05 – Alterações na lei do BPC: avanços ou retrocessos no acesso a direitos? Convidado: Marco Antônio Vieira
Ementa: As alterações no Benefício de Prestação Continuada expressas na Lei 14.176/21 e o desmonte neoliberal das políticas de seguridade social preconizadas na Constituição de 1988. O acesso de pessoas com deficiência e idosas ao Benefício da Prestação Continuada (critério de renda, excepcionalidades e uso de ferramentas online para requerimento). O impacto no atendimento realizado por assistentes sociais em seus diferentes espaços de trabalho. Atendimento remoto, teleavaliação social e modelo biomédico x modelo biopsicossocial de avaliação do Benefício de Prestação Continuada. As principais características da ofensiva neoliberal e os impactos no Benefício de Prestação Continuada, bem como as estratégias e resistências na defesa do acesso a este enquanto benefício da política de seguridade social.
23/05 - Migrantes, refugiados e apátridas: o trabalho profissional em debate – Convidada: Ariane Rego de Paiva.
Ementa: Realizar reflexões sobre o fenômeno da mobilidade humanas; fluxos migratórios no Brasil; as garantias normativas acerca da situação de migração e refúgio no Brasil e proteção social em diálogo com a realidade concreta da proteção aos direitos humanos de pessoas em situação de migração e refúgio no Rio de Janeiro; desafios ao trabalho de assistentes sociais junto a pessoas em situação de migração e refúgio.
27/05 – A produção de documentos técnicos e suas implicações ético-políticas no exercício profissional – Convidada: Maria Aparecida Evangelista.
30/05 – Serviço Social na Educação - desafios e estratégias para a implementação da Lei 13.935/2019 – Convidadas: Natasha Christine dos Santos Almeida e Jurema Alves Pereira da Silva.
Ementa: O trabalho do Serviço Social na educação básica e os desafios da multiprofissionalidade; A atuação das entidades da categoria na implementação da Lei 13.935/2019 que estabelece profissionais de serviço social e da psicologia nas escolas do ensino básico; A articulação das dimensões ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa do trabalho profissional com as estratégias de defesa do direito de crianças e adolescentes no acesso e permanência em uma educação pública, gratuita, laica, democrática, antirracista e de qualidade, particularmente no cenário de crise societária agravada pela pandemia de COVID-19.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Conselheiras
Ana Paula Cardoso da Silva
Ana Paula Procopio da Silva
Janaina Bilate Martins
Renata Martins de Freitas
Membros(as) de Seccional
Marco Antonio Pedro Vieira
Fransuelen de Oliveira Silva
Assessorias
Carolina Rocha
Laura Alves
COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão de Previdência:
Anderson Fontes da Silva
Diogo da Cruz Ferreira
Francineide Silva Sales Abreu
Marco Antonio Pedro Vieira
Paulo Santos Freitas Junior
Comissão de Saúde:
Ana Paula Cardoso da Silva
Jussara Francisca de Assis dos Santos
Francineide Silva Sales Abreu
Leandro Rocha da Silva
Senir Santos da Hora
Cibele Henriques
Erika Schreider
Comissão de Assistência Social:
Ana Paula Cardoso da Silva
Renata Martins de Freitas
Alessandra Celita
Michele Pontes da Costa
Mossicléia Mendes da Silva
Priscila Ribeiro Lima
Eliana Feres
Comissão de Direito à Cidade:
Paulo Faleiro dos Santos
Diogo da Cruz Ferreira
Henrique Mendes Santos
Caroline Rodrigues da Silva
Comissão de Educação:
Aline Batista de Paula
Ana Paula Procopio da Silva
Simone Eliza do Carmo Lessa
Janaina Bilate Martins
Gestão “Quem Cede a Vez Não Quer Vitória” (2020-2023)
Seccional Norte Fluminense “Vamos Precisar de Todo Mundo” (2020-2023)
Seccional Sul Fluminense “Na Luta Que a Gente se Encontra” (2020-2023)
Para dúvidas gerais ou se você gostaria de falar com a secretaria do evento basta utilizar o formulário de contato logo abaixo. Se você tem alguma dúvida técnica sobre a utilização do SISGEENCO acesse a plataforma e abra um chamado para a equipe de suporte técnico.